Reflexões sobre a palavra noite

Por We can be readers - setembro 06, 2020

Hoje, enquanto lavava a louça, a playlist aleatória tocou a música Friend of the night, da banda Mogwai. Fiquei viajando no quanto acho o título bonito, sonoro e o quanto gosto dessa música instrumental e que, mesmo sem palavras, Friend of the night é a essência dessa melodia. 

A partir daí, pensei sobre o meu afeto em relação à palavra noite. Night, nacht, noite, noche - como é sonora e bonita. 

Veio, então, a listinha mental de temas, livros, artes intituladas noite que adoro.

Starry night, Van Gogh - é, sem dúvidas, a minha obra preferida do pintor. Não sei explicar. Talvez seja porque tenho ela num postal, que ganhei de alguém que amo muito. A combinação das estrelas e da noite - pintura e título - tem um poder grandioso. As inexplicações da arte não cabem aqui.

Tender is the night, F. Scott Fitzgerald - nunca li esse livro, mas quero muito  e esse título tem tudo a ver. Suave é a noite, em português, ficou bonito também. No entanto, tem algo a respeito da palavra "tender" que me fascina e quando ela recai sobre a palavra "night" é algo mágico, inexplicável. Acho que tenho medo de ler a história e ela acabar com essa mística que conferi ao nome. 

Because the night, Patti Smith - é uma música linda, envolvente. Música sobre o amor e para o amor da vida de Patti, Fred Smith, fundador da banda MC5 (tem um hit bem legal, Kick out the jams). Na música de Patti, temos no refrão: Because the night belongs to lovers// because the night belongs to us. A noite pertence aos amantes, a noite pertence a nós. Bravo, Patti!

Tonight, tonight, Smashing Pumpkins - ok, eu tô "roubando", porque a palavra é tonight. A música é linda, tem reflexões sobre o tempo e, engraçado como nós amamos o tempo... Time is never time at all... lá pelas tantas - the more you change the less you feel. Lindo! 

Noite, Erico Verissimo - esse título é tão poderoso! A história é algo que beira o surreal e os sucessivos eventos nos levam para dentro das profundezas da noite dos personagens. 

Drummond também possui belos versos sobre esse evento, "Passagem da noite", "Noite na repartição", muitos. 

Deixo vocês com um excerto do poema "A noite dissolve os homens", da obra Sentimento do mundo

(...) A noite é mortal, 

completa, sem reticências,

a noite dissolve os homens,

diz que é inútil sofrer,

a noite dissolve as pátrias,

apagou os almirantes

cintilantes! nas suas fardas.

A noite anoiteceu tudo...

O mundo não tem remédio...

Os suicidas tinham razão.

(ANDRADE, 2015, n/p). 




(Fecha a cortina). 

  • Compartilhe:

Veja também

0 comentários